TRIBUNA NO NORTE

17-11-2010 13:53

Fim de SemanaNatal, 16 de Novembro de 2010 | Atualizado às 13:34

A cozinha típica porteña de bar

Publicação: 05 de Novembro de 2010 às 00:00
 

Nos países hispânicos, a empanada é um petisco típico de bar. Um suculento salgado assado ao forno, com diversos recheios de carne. Simples, mas saboroso. Pouco comum nos cardápios natalenses, o petisco encontrou um balcão certo na La Casa de Empanadas, aberta esta semana em Ponta Negra. Sob o comando da carioca Vera Teles e do argentino Antonio Lamana, a lanchonete também se diferencia pela qualidade das massas.
“A proposta inicial era só montar uma fábrica de pães visando padarias, hotéis e pousadas. Lá se foram seis anos, e agora surgiu a idéia de criar uma casa focada em empanadas, já que não havia nada do gênero em Ponta Negra”, explica Vera. Antonio é o profissional na hora de fazer as massas. Além das empanadas, ele também produz croissants, pães italianos e integrais, que podem ser encomendados ou saboreados no local. 
 A empanada veio para dar um toque argentino ao cardápio multicultural de Ponta Negra, brinca Vera. “Há quem confunda a empanada com pastel ou empada. Sendo que esta já vem com o recheio cozido, para depois ir ao forno com massa; por isso ela é mais úmida e saborosa que os outros salgados”, explica. Segundo Antônio, a empanada é o parente hispânico da esfiha. “Os árabes trouxeram a esfiha para a Espanha, e de lá ela foi modificada ao gosto europeu. Quando foi para a Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Colômbia, ficou popular de vez”, conta.
A melhor forma de conhecer a história, na prática, é saboreando as empanadas no balcão de La Casa. Antonio Lamana criou recheios de carne, frango, presunto e queijo, soja, frango com catupiry, ricota com calabresa, milho com molho branco, mussarela com tomate e manjericão, esfiha (carne), camarão, o doce Romeu e Julieta (goiabada e queijo), e a mais típica argentina, a ‘criolla’ (carne, uva passa e azeitonas). Para acompanhar, ele sugere uma boa taça de vinho. “Teremos mais sabores para breve”, garante.
Vera e Antonio, casados há 18 anos, são viajados o bastante para ter a empanada como um prato comum do seu cardápio. Ela, uma musicoterapeuta, e ele, um gráfico. Já passaram pela Argentina, França, Itália e Áustria. Mas foi no Rio de Janeiro que Antonio resolveu pôr as mãos realmente na massa. “Comecei a fazer todos os bons cursos de confeitaria e panificação que iam surgindo. Trabalhei por muito tempo em redes de hotéis cinco estrelas, e assim fui fazendo minha carreira na área”, conta. Seu menu de opções inclui delícias como os pães de castanha, pão de coco, pão de creme com goiaba, croissants simples e até um mini-pão integral. La Casa de Empanadas tem um espaço simples, também com mesas na calçada. Espaço para até 20 pessoas.
Serviço:
La casa de Empanadas. Rua Praia de Ponta Negra, conjunto. Aberto diariamente das 17 às 22h.

 
lacasadempanadasnatal.webnode.pt